A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM ATENÇÃO ÀS PRÁTICAS REAIS DE USO

                                                                                                                                                                                                                                            Por Thais Pariz Maluta


A leitura é uma atividade realizada individualmente, mas que se insere num contexto social e envolve capacidades que vão desde a decodificação do sistema de escrita até a compreensão e a produção de sentido para o texto lido. O objetivo principal do ensino da leitura é que o aluno compreenda o texto. Além da compreensão linear, ele deve também ter a capacidade de fazer inferências. A capacidade de produzir inferências diz respeito ao “ler nas entrelinhas”, compreender os subentendidos, à realização de operações como associar elementos diversos, presentes no texto ou que fazem parte das vivências do leitor, para compreender informações ou inter-relações entre informações que não estejam explicitadas no texto. O professor pode contribuir para o desenvolvimento dessa capacidade:
a) lendo em voz alta e discutindo os conteúdos e usos dos textos lidos;
b) proporcionando familiaridade com gêneros textuais diversos (histórias, poemas, trovas, canções, parlendas, listas, agendas, propagandas, notícias, cartazes, receitas culinárias, instruções de jogos, regulamentos, etc.), lendo em voz alta ou pedindo aos alunos lerem de forma autônoma;
c) abordando as características gerais dos gêneros;
d) instigando os alunos a prestarem atenção e explicarem os ‘não ditos’ e os porquês do texto, e explicitarem as relações entre o texto e seu título.
O reconhecimento dos gêneros textuais e identificação de suas características favorece o trabalho de compreensão, porque orienta adequadamente as expectativas do leitor diante do texto. Nesse sentido, o professor pode contribuir ao propor, antes da leitura, perguntas que suscitam a elaboração de hipóteses interpretativas, que serão verificadas durante e depois da leitura. Até mesmo o leitor iniciante pode tentar adivinhar o que o texto descreve, pela suposição de que alguma coisa está escrita, pelo conhecimento do seu suporte (livro de história, jornal, revista, folheto, quadro de avisos etc.) e de seu gênero, pelo conhecimento de suas funções (informar, divertir etc.), pelo título, pelas ilustrações.
Há outras atividades para desenvolver a capacidade de compreensão: avaliar e comentar afetivamente o texto, resumindo-o, explicando-o, fazendo extrapolações. Essas extrapolações contribuem para o aprendizado afetivo e atitudinal ao permitir verificar que o que é lido nos textos pode fazer parte da vida e ter utilidade.
É importante a relação estabelecida entre o conhecimento e a vida cotidiana do aprendiz, repensando as escolas com criação e inovação para uma uma aprendizagem mais significativa.
O professor tem o papel de mediar, intervir na aprendizagem dos alunos, pontuando e apontando caminhos, por meio de práticas de leitura, escrita e atividades significativas e contextualizadas, que tenham e exerçam uma função social. Deve também recorrer a projetos de letramento que relacionarão o cotidiano do aluno à prática de leitura e produção de textos, pois é fundamental estar inserido em um contexto rico em situações que exijam e estimulem a leitura e a escrita.
De acordo com essa abordagem é fundamental que desde o início da escolarização seja ensinada a língua materna utilizando gêneros textuais, atentando-se para práticas reais de uso, ampliam o grau de letramento.

In: MALUTA, Thais Pariz. a importância das práticas de leitura e escrita em contextos reais. Artigo Científico (Especialização em Letramento e Alfabetização). Universidade Cândido Mendes - UCAM, 2017.

ATIVIDADE GENIAL PARA A PÁSCOA DA PROFE MELISSA MACHADO
Por Lourdes Vanessa

       Ideias maravilhosas precisam ser compartilhadas com todos, como essa atividade da imagem, idealizada pela professora Melissa Machado que deseja deixar como colaboração para vocês, profes maravilhosos em busca de atividade rapidinha, simples, prática e linda para fazer esta semana. Eu me apaixonei por esses coelhinhos feitos com o "carimbo" composto por três rolinhos de papel. Um rolo continua na sua forma original para fazer um rostinho redondo e os outros dois foram abaulados para imitarem o formato de orelhas pontudas. Como a própria autora diz, é uma "Ideia fofa de atividade para a Páscoa utilizando carimbo com rolinho de papel!! Fácil de fazer com as crianças!" Quem gostou bate palmaaaaaas! Valeu, Melissa!
          Mais itens interessantes, você pode encontrar na encantadora página dela, cujo nome retrata a realidade de muitas de nós: Histórias de mãe e professora. É só clicar no link para fazer uma visitinha para ela: 



VEJA MAIS!
PROJETOS PRONTOS, TEXTOS, REFLEXÕES PARA AULAS, PROFESSORES E ESCOLAS EM GERAL, CLICANDO EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/educacao-para-o-novo-milenio-indice.html

Veja mais assuntos interessantes:

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO NAS CRIANÇAS?

Nossa! Eu ajudar um pesquisador renomado de Harvard e depois da Universidade de Wisconsin-Madison, membro do conselho do Foro Econômico Mundial de Davos, ganhador de prêmios e exaltado entre as cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Times???? É, você sim, porque ele não vai poder ir até o lado de cada criança que você conhece e treinar a ternura e compaixão nelas. Mas VOCÊ PODE! ACESSE A TÉCNICA, CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

PARA A MELHOR REUNIÃO DE PAIS QUE VOCÊ TERÁ, ACESSE:

https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/comece-elogiando-na-reuniao-de-pais-e.html




  

Imagem de Vinson Tan por Pixabay 

ÍNDICE 



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

9. Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html

11. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html



12. MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/materializacao-de-maos-por-espiritos-em.html

13. POR QUE É PRECISO AJUDAR ESPÍRITOS EM CENTROS ESPÍRITAS?
E por que é preciso haver médiuns? Será que  a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha?  CLIQUE EM:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html



👱👳👮👷.  PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:

PARTE 1




P2 CAPÍTULO 2: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-2-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 3 : Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium! CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html


💜💜💜💜💜PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:






A primeira professora

Minha primeira professora, dona Irma, era tradicionalíssima, mas não nos recepcionou no primeiro dia já com exercícios caligráficos, como e...