VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO NAS CRIANÇAS?

Por Lourdes Vanessa
      
                    Richard Davidson é um pesquisador norte-americano na área de neurociência afetiva (neuropsicologia) que acredita que podemos treinar a ternura, a gentileza e a bondade. No segundo ano da faculdade de Harvard, ele foi à India estudar sobre meditação. Depois, de volta aos EUA, pesquisou pessoas meditando e descobriu que em cerca de duas horas o cérebro muda  suas estruturas . Ele tira uma amostra do sangue dos meditadores antes e depois do processo para analisar a expressão de seus genes. Notou que diminui inflamações no organismo, o que foi útil para o tratamento da depressão, do estresse e da ansiedade. Até o Dalai Lama elogiou seu trabalho em 1992 e, numa história bem marcante sobre eles, conta-se que o respeitado tibetano sugeriu-lhe focar suas pesquisas não apenas no tratamento do que é negativo, mas principalmente no despertar da gentileza e compaixão nas pessoas por meio da meditação. Esses sentimentos jamais haviam sido estudados pela ciência antes! 
                    Agora, o melhor: Davidson afirma que para melhorar o desempenho acadêmico de crianças e jovens, deve-se treinar com eles os bons sentimentos! Ele deixa até uma espécie de técnica para isso, que pode ser ilustrada assim: “O adulto, que pode ser um professor, pais, treinadores, etc., pede que se sentem em uma posição confortável e fechem seus olhos (podendo até mesmo deitar a cabeça entre os braços sobre uma mesa), se aquietem, relaxem seus corpos físicos (pés, pernas, braços, pescoço, nuca, franzimento da testa)  e pensem em uma pessoa querida para eles. Em seguida, solicita que relembrem um momento em que essa pessoa tenha passado por um sofrimento e o jovem ou a criança sentiu que seria muito bom poder ajudá-la a se livrar disso. Depois, pede-se que imaginem que outras pessoas conhecidas sem tantos laços afetivos estejam passando pelo mesmo sofrimento e que também se tem vontade de ajudá-las, ampliando o foco em alguns minutos para desconhecidos no mundo todo enfrentando o mesmo sufoco e, entre elas, estão também aqueles que nos irritam, mas nesse momento não nos importamos com isso e só sentimos vontade de auxiliá-los porque apresentam-se muito fracos. Nesse momento, o adulto sugere que uma intensa luz de poder desce sobre o mundo, os problemas se acabam, todos ficam felizes, saudáveis e em paz. Explicamos para a criança (ou o jovem) que ela (ele) conseguiu ajudá-los por meio da luz/força de seu desejo sincero e bondade. O amor reina no planeta.”
             Agora me diga como você se sentiu após ler isso? Pois é... O pesquisador acredita que exercícios desse tipo podem eliminar o bullying nas escolas. Então, resolveu implementar mundialmente um programa para mentes saudáveis, o Healthy Minds , com quatro pilares: atenção, cuidado com o próximo, conexão com os demais, gratidão por ser saudável. Ele quer espalhar seu treinamento científico da bondade pelas escolas, hospitais, empresas, instituições de todos os tipos! O que ele mais sonha  é em convencer os líderes mundiais do rigor científico e da transformação positiva presentes nessa ferramenta investigada por ele. Que tal, você adulto que está lendo isso ajudá-lo? Nossa! Eu ajudar um pesquisador renomado de Harvard e depois da Universidade de Wisconsin-Madison, membro do conselho do Foro Econômico Mundial de Davos, ganhador de prêmios e exaltado entre as cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Times???? É, você sim, porque ele não vai poder ir até o lado de cada criança que você conhece e treinar a ternura e compaixão nelas. Mas VOCÊ PODE! E pode começando por ser um bom exemplo disso para elas também.
Observação: Amei escrever este texto e espero que vocês amem lê-lo também.

Referência de pesquisa:
https://www.portalraizes.com/richard-j-davidson/

Um comentário:

  1. Regina Maria de Souza Maia13 de abril de 2019 às 17:57

    Tolerância e compaixão uma ideia que pode ajudar

    ResponderExcluir

A primeira professora

Minha primeira professora, dona Irma, era tradicionalíssima, mas não nos recepcionou no primeiro dia já com exercícios caligráficos, como e...