REFLEXÕES SOBRE O JOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E
LIMITES
Por Thais Pariz Maluta
Vários
autores da área da Educação Matemática evidenciam a importância da utilização
do jogo no processo ensino-aprendizagem da Matemática. O jogo possibilita ao
aluno a construção de seu saber, deixando de ser um ouvinte passivo das
explicações do professor. Na situação de jogo o aluno se torna mais crítico e
confiante, expressa o que pensa e tira suas próprias conclusões sem a
necessidade de interferências do professor. A participação do aluno na
construção do saber lhe possibilita desenvolver seu raciocínio. Por meio de
atividades com jogos os alunos com dificuldades de aprendizagem mudam a imagem
negativa do ato de aprender por passarem por experiências desafiadoras que lhes
garantam que aprender é interessante. É evidente que o jogo deve ser utilizado
em sala de aula, portanto, antes de iniciar a atividade o professor precisa
elaborar um projeto de trabalho com este recurso metodológico, analisando a
potencialidade educativa que o jogo apresenta e o aspecto curricular que deseja
desenvolver.
No momento do jogo é fundamental que o
professor realize boas intervenções pedagógicas para que os alunos possam atuar
ativamente no processo de construção de conceitos matemáticos. Também cabe ao
professor criar um ambiente propício ao desenvolvimento desta atividade e
escolher jogos que proporcionem desafios aos alunos. Mencionando uma questão
inicial, “Os professores das séries iniciais consideram que o jogo é um recurso
pedagógico importante para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática?”, embora seja evidente a importância do jogo no processo
ensino aprendizagem da Matemática, pude notar, em uma pesquisa realizada no ano 2007 com
professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual do
município de São Carlos, que ainda são poucos os professores que
utilizam este recurso metodológico em sala de aula. Foi percebido também que
vários professores priorizam a alfabetização em detrimento do trabalho com
conteúdos matemáticos. Este quadro deve ser modificado. É necessário que os
professores, em sua formação primeira e também através da formação continuada,
sejam capacitados a utilizar recursos metodológicos que possibilitem os alunos
aprenderem de forma interessante e significativa.
Nas
aulas de Matemática o jogo é um importante aliado, pois sendo bem orientado
este contribui muito para que os alunos aprendam conceitos matemáticos. Vale
destacar que vários estudos enfatizam que ao jogar os alunos passam por
situações de resolução de problemas, investigam e descobrem melhores jogadas,
refletem e analisam as regras, estabelecendo relações entre os elementos do
jogo e os conceitos matemáticos. O jogo possibilita uma situação de prazer e
aprendizagem significativa nas aulas de matemática. Ficou nítida a importância
do jogo nas aulas de matemática, porém este estudo evidenciou que estas aulas
devem ser bem planejadas e orientadas pelo professor para que a atividade não
tenha um caráter de “jogar por jogar” e sim que possa auxiliar os alunos no
desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de
hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação, que
estão relacionadas ao raciocínio lógico.
In: MALUTA, Thais Pariz. O Jogo nas Aulas de Matemática:
Possibilidades e Limites. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura
em Pedagogia.) – Departamento de Ensino. Universidade Federal de São Carlos. São
Carlos, p. 54,55. 2007.
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