AUTOMUTILAÇÃO ENTRE OS ADOLESCENTES - PRECISAMOS FALAR DISSO


                                                                                            Por Lourdes Vanessa


            Se tem uma coisa que me entristece demais é essa história de adolescente se cortando. Essa  “moda” anda muito séria meeeesmo!!! E preocupante! Não preciso nem citar estatísticas para dizer que o número de adolescentes em depressão é enorme, bem como o fato de suicídio entre eles estar cada vez mais presente, infelizmente .  Se fossem outros tempos, diria a você que era só olhar os noticiários para perceber isso, mas hoje falo que é só abrir uma aba nova aí no seu computador ou celular e olhar o facebook dos seus adolescentes conhecidos (filhos, sobrinhos, alunos, vizinhos, filhos de amigos, etc).  A grande maioria vai ter uma postagem ou qualquer outra menção relacionada à baixa autoestima, infelicidade, bullying, dificuldade de relacionamentos, sentimento de inferioridade, entre outras “bad” que andam na mente desses nossos queridinhos (bravinhos, chatinhos, insistentes, ”nada tá bom”, mas queridinhos sim!). Quanta dor e melancolia, “meuzeus”! Eles dizem que se sentem melhor, aliviados depois que se cortam. Gente, isso é como uma droga, um vício. Eles tentam parar e não conseguem. 
          Os adultos até veem os sinais em suas peles e acham uma grande futilidade e falta do que fazer. MAS NÃO É FRESCURA! É para chamar a atenção das pessoas sim, pode até ser, mas é para fazer um pedido de s-o-c-o-r-r-o! Precisamos ouvir. Precisamos dar essa atenção que eles nos pedem. NÓS SOMOS OS ADULTOS! Eles são pequenos pertos de nós, da nossa experiência, apesar de às vezes fisicamente termos que olhar para cima para falar com eles. Nós também já passamos por tantas crises, na adolescência, na juventude até hoje continuamos com nossos dilemas. Por que os deles não podem ser tão sérios quanto os nossos? Se olhar lá no fundo do seu coração com honestidade, você também vai se lembrar de que quando adolescente ou mesmo criança você também já quis um dia fugir, sumir, desaparecer, porque  achava que só sentindo sua falta iam aprender a te dar valor ou porque algo não ia bem e você ainda não tinha aprendido que só o tempo é remédio para alguns males da mente (ou da alma, se preferir chamar assim). Vamos ao menos dar um olhar carinhoso quando aparecer um jovem autocortado entre nós  e, se for possível lembrar do adolescente que nós fomos também,  ter a humildade de pronunciar algumas palavras em tom carinhoso, como “Não faça mais isso, assim eu fico triste também, você é e ainda vai ser muito importante para este mundo que precisa de pessoas com energia como você...”.
           Claro que é necessário ainda o encaminhamento para um profissional competente com o apoio dos pais e a torcida para que esse tratamento chegue a tempo. Pelo menos isso, enquanto torcemos por mais psicólogos nos serviços públicos e, em um mundo perfeito, nas escolas também.


ATIVIDADE COM TIRINHA - USO DO PORTUGUÊS PADRÃO FORMAL, MAS X MAIS, SUJEITO INDETERMINADO, SUJEITO DESINENCIAL




 Leia com atenção a tirinha acima e responda:

a) Explique o significado das expressões coloquiais “Cara” e “Saca” no primeiro quadrinho
.
b) Reescreva a frase do primeiro quadrinho substituindo essas duas palavras por termos do português padrão formal.

c) No 5º quadrinho, a conjunção ”MAS” poderia ser substituída com o mesmo sentido pela conjunção:
(   ) porém     (  ) mais    (    ) assim      (    ) porque      (     ) então

d) Retire de um dos quadrinhos, uma frase em que o sujeito seja desinencial (“Nós”):

e) Qual é o sujeito do verbo DIZER na frase: “É que você disse que a gente ia sair das celas”?

f) Se transformássemos o sujeito do verbo DIZER em Sujeito Indeterminado, a frase ficaria assim: É que ................................... que a gente ia sair das celas”.




RESPOSTAS:

a) "Cara" no sentido utilizado na tirinha é o mesmo que "rapaz, moço, menino". "Saca" é o uso do verbo "sacar" em uma gíria que no primeiro quadrinho significa "saber, lembrar de algo".
b) Sugestão: "Menino... lembra daquele seu plano genial para a gente sair do hospício?"
c) Porém.
d)Nesse caso, teremos que construir um muro, depois o pulamos.
e) Você
f) dizem

A primeira professora

Minha primeira professora, dona Irma, era tradicionalíssima, mas não nos recepcionou no primeiro dia já com exercícios caligráficos, como e...